Estimados Estudantes,
Está visto que a pobreza absoluta, em Moçambique, não é só material, alimentar ou de renda. A pobreza intelectual é tão asboluta como a material. Afecta tanto o sistema educacional (primário e secundário) como o ensino superior.
Na mensagem anterior referi-me à média geral das notas do TP1: Cerca de 4 valores em pouco mais de 120 estudantes, diurnos e nocturnos. Digo pouco mais de 120 estudantes porque, após um mês de aulas, ainda existem estudantes a aparecer pela primeira vez nas aulas.Um mês depois das aulas começarem!
Esta manhã percorri a lista dos estudantes inscritos na sala virtual do Moodle, na própria turma. Como tinhamos acesso à Internet, pude mostrar à turma o resultado online; mostrei como está a decorrer a partipação de cada um no acesso às facilidade que criamos para melhor estudarem.
Vejam o Anexo com a lista de todos os estudantes, indicando quando foi a última vez que entraram na sala virtual. Um número significativo de estudantes inscreveu-se e nunca mais voltou ao Moodle. Os que não entram há mais de 20 dias estão destacados em cor cizenta.
Muitos estudantes estavam convencidos que os docentes não conseguiam monitorar a participação através do Moodle. Como perceberam esta manhã, através do Moodle é possível monitorar a participação até ao minuto e mesmo segundo.
Obviamente, tal como não faço chamada das presenças, no início das aulas presenciais, também não vou andar a espreitar no Moodle quem entra e sai na sala virtual.Como tenho dito, não vou usar métodos de guerrilha e perseguição.
Só aprende quem quer. Só participa quem quer e tem interesse. No final, como já devem ter percebido, cada um terá a nota que produzir ao longo do semestre.
Cumprimentos
O Regente
AF