Notas rápidas

Debate sobre a TP4

Debate sobre a TP4

by António Francisco -
Number of replies: 4

Comentários, Dúvidas e Sugestões para Aplicação Empírica dos Modelos

Caros(as),

Alguns estudantes começaram - finalmente! - a fazer o TP4, correspondente ao teste empírico do modelo de Harrod. Por isso, inevitavelmente, começaram a ter algunas dúvidas. Dúvidas sérias, não dúvidas por simples falta de leitura do material e das próprias questões. Era previsível.Só tem dúvidas quem lê e pensa nas questões; quem procura a solução para os problemas empíricos; quem leu o material de apoio e não encontrou resposta esclarecedora.

Ontem respondi a um conjunto de perguntas colocadas, via email, por António Santos. Tanto as suas questões pessoais como as respostas que lhe dei são de interesse para os restantes colegas que, entretanto, comecem a resolver o TP4. Hoje recebi novas questões, agora, da parte do  Mohamed Chishte.

Para não ter que responder individualmente, por vezes de forma repetida, ao mesmo tipo de questões; também, para que possamos fazer um debate mais amplo, aberto e participativo, convido a que transportemos as dúvidas para este espaço e quem tiver respostas contribua. Não tem que ser apenas o Regente a esclarecer. Vocês também devem respostas positivas.

Assim, de seguida, partilharei aqui o email do António Santos e a resposta que lhe dei.

Depois colocarei também as questões do email do Mohamed, a quem ainda não respondi, meramente por falta de tempo.Quem tiver sugestões de resposta pode ir adiantando.

Aos outros estudantes, com outras dúvidas, convido que as coloquem neste espaço. E quem tiver uma resposta positiva, deve contribuir, sem esperar apenas pelos docentes. Desta forma, aproveitaremos para uma debate colectivo

AF

Re: Debate sobre a TP4

by António Francisco -

Moahomed Chishte,

As dúvidas que me colocou, há alguns dias  atrás, penso que foram entretanto esclarecidas. Não foi? De qualquer forma, para benefício da turma, não quer você próprio responder a tais dúvidas que já esclareceu?

Além disso, que sugestões para aprofundamento da verificação empírica do modelo de Harrod gostaria de adiantar? Na última aula enumerei algumas possibilidades, mas pode adiantar outras?

Esta mesma questão vai para os demais estudantes, principalmente aqueles que já entraram bem na verificação empírica e gostariam de esclarecer outros aspectos, para além dos que são abordados no TP4.

AF

Re: Debate sobre a TP4

by António Francisco -

Nova mensagem de Mohamed Ussene Chishte

Bom dia Doutor. Ja dei inicio ao trabalho e encontrei resultados "satisfatorios" ,porem tenho algumas duvidas. Duvidas estas que ficaria grato se ajuda-se a esclarecer: 1- no penn world temos a taxa de poupanca "current saving" e tem a proporcao do investimento np pib ( RGDPL ki). a questao e se e para usar current saving para calcular a taxa garantida ou assumir que a proporcao do investimento no pib e igual a propensao marginal a poupar?qual das variaveis usar? 2- como achar o parametro "a" atraves das importacoes? - o "a" de cada ano e a taxa de crecimento das importacoes de cada ano ou; - e a proporcao que o investimento de cada ano tem sobre o pib total da economia? 3- no modelo de harrod nao podificado tem-se a taxa de crescimento observada=taxa de crescimento do pib em volume do pais, correcto? assim sendo ao usar o modelo modificado tem que se acrescentar o parametro "a" tambem na taxa observada? Eu pessoalmente na questao 1 assumi que a percentagem do I no PIB e igual a propensao marginal a poupar e calculei a taxa garantida. na questao 2 assumi que a taxa de crescimento das importacoes representam o "a" de cada ano. na questao 3 considerei a taxa de crescimento do pib do pais como a taxa observada e no modelo modificado acrescentei o "a" nas duas taxas (garantia e efectiva) e fiz a relacao grafica. Desculpe pelo encomodo. sem mais de momento. melhores saudacoes. M. Ussene Chishte

Re: Debate sobre a TP4

by António Francisco -

Resposta ao email de Antonio dos Santos

-----Original Message----- From: Gmail [mailto:aasfrancisco@gmail.com] Sent: Sunday, October 16, 2011 2:27 AM To: 'san_the_strong@hotmail.com' Subject: RE: Antonio Arlindo Urbano dos Santos-TP4-DesEco2011

Veja a resposta em Attachment

AF

 

Re: Debate sobre a TP4

by António Francisco -

Email de António dos Santos

________________________________________
From: santolas santos [san_the_strong@hotmail.com]
Sent: Saturday, October 15, 2011 10:54 AM
To: Antonio Francisco
Subject: Antonio Arlindo Urbano dos Santos-TP4-DesEco2011

Bom dia sr Professor.Estou a fazer o trabalho prático numero 4 referente ao modelo Harrord-Domar e após identificar as variaveis ( População,PIB pc, Importações), seguindo os calculos da relação marginal-capital, tive a dificuldade em como a calcular.

Será que a calculo dividindo a propensão marginal a poupar pela taxa de crescimento efectiva??
E a variação do produto é referente ao PIB per capita ou PIB em volume"?
No documento Bellon nao vem explicito qual será a propensão marginal a ocupar ou seja o investimento que deixa satisfeito os investidores?Para calcular a taxa de crescimento grantida devo considerar a taxa que os deixaria satisfeitos como sendo a maior que se verifica ao longo do periodo em estudo ( 1950-2000)??
Para o modelo Harrord Domar modificado na base de dados Penn World Table 6.1, nao esta explicito qual das variaveis se refere as importações( para calcular o coeficiente "a" que é o progresso técnico).Será que devo calcular as importações?
Aguardo sua resposta.