Chegamos à hora da verdade, não é? A hora do ajuste de contas.
As contas que cada um produziu, através das actividades realizadas ao longo do semestre. É motivo para dizer: impressionante! Realizamos um total de 10 actividades, incluindo Quizzes, Testes e submissão de trabalhos em Excel e Word.Com um leque de actividades como este, de uma maneira geral, poucos poderão ter dúvidas que as notas reflectem bem o desempenho, os conhecimentos e habilidades, o maior ou menor empenho, de cada um.
Como disse na última aula dos estudantes diurnos, aquele que tiver feito apenas os trabalhos semestrais, não deve poder dispensar, mas ainda conseguiria nota para ir a exame. Assim, cada um de vocês, olhe para a sua pauta; faça um exame de consciência, confronte-se com os resultados do seu desempenho pessoal na disciplina; dialogue com a sua consciência e responder à questão – "o que andei eu a fazer durante o semestre, nesta disciplina?".
Algumas notas são mais ou menos subjectivas, por dependerem dos critérios de avaliação dos docentes; mas outras notas são objectivas, compensando a subjectividade da avaliação do docente, com resultados obtidos automaticamente dos Quizzes; e outras ainda, os zeros, nos casos em que o estudante não submeteu os trabalhos, são duplamente objectivos.
Vários estudantes estão a enviar emails, pedindo esclarecimento sobre as notas finais, apresentadas na coluna “Total-Frequência”. Alguns destes estudantes estão a precipitar-se, por antecipação desnecessária, visto sua nota dos files do Teste Final ainda não ter sido atribuída.
Neste momento, pouco mais de 50 estudantes já têm nota final. Os que têm zero na correcção dos files submetidos do Teste Final, é porque não enviaram os files para o local devido (alguns perguntam-me se não estão lá, mas por que é que não confirmam pessoalmente?). Os que têm um valor numérico entre 0 e 8 valores, significa que já têm nota. Estes, sim, já podem ver o resultado final da frequência semestral (na escala 100, por enquanto). Mas os que ainda encontram um tracinho, na coluna dos files submetidos, significa que continuam à espera de correcção (isto não se aplica às outra avaliações dos Quizzes automáticos; nestes, se têm tracinho, é porque não fizeram o trabalho). Portanto, a Esmenia, o Bento e outros que têm andado a fazer o somatório das notas, devem agarrar uma calma, como se diz na gíria estudantil. Devem, sobretudo, tomar em consideração que lhes falta uma nota para adicionar. Vamos ver se, nas próximas 48-72 horas, teremos as correcções dos files submetidos concluídas.
Houve um estudante (não vale a pena dizer o nome) que perguntou se, com uma nota de 20 (na escala de 100), está ou não admitida para o exame. Não conseguir fazer a resto, desta regra de três simples, verificando que 20, na escala de 100 valores, corresponde a 4 valores, na escala 0-20, é muito, muito grave. Se algum outro estudante não consegue verificar que 70% corresponde a 14 na escala oficial (a nota de dispensa, ou 67,5%, admitindo o arredondamento de 13,5 para 14 valores); ou se algum outro estudante não conseguir deduzir que uma nota abaixo de 50% (ou 10 valores), não o habilita ao exame, não será que devia ter vergonha de dizer que está no 2º Ano do Curso de Economia? Mesmo que diga que nenhum professor lhe ensinou a fazer tal raciocínio aritmético, ninguém pode acreditar que seja verdade.
De qualquer forma, fico satisfeito em saber que os estudantes que têm estado a confirmar suas notas possuem boas calculadoras, a funcionar bem. E também estou tranquilo que o Moodle não esteja a cometer qualquer injustiça, calculando mal o somatório das notas, como alguns estudantes sugerem.
Quando olham para o valor da nota “Total-Frequência”, no Moodle, devem tomar em consideração que a diferença, entre os valores das vossas calculadoras e os valores no Moodle, resulta da diferença das bases ou denominadores. Alguém se deu ao trabalho de verificar que o total das actividades soma 120 em vez de 100 valores?
Preparei a Tabela que envio em anexo, com alguns exemplos reais, de alguns estudantes. Vejam o somatório das 10 avaliações realizadas, totalizando 120 valores, caso tivessem 100%, ou cotação máxima. Ora, a nota apresentada no Moodle toma em consideração a conversão da escala de 120 para 100 valores, coisa que vocês não estão a fazer, ao assumir que a base é 100 valores, quando de facto devia ser 120 valores.
Assim que as notas estiverem todas corrigidas, o Moodle apresentará a nova conversão, correspondente à escala oficial de 20 valores. Até lá, os estudantes que já têm notas finais, devem ser capazes de concluir se dispensam, vão a exame ou não, dependendo da nada total do semestre.
AF
PS: Houve alguém que perguntou se não podia incluir um factor de participação. Até podia. Só que se fizermos isso para uns, faremos para todos. E aí, enquanto os que tiveram boa participação iriam sair minimamente beneficiados, os que tiveram uma participação (podem ver pelas notas) abaixo da mediana, poderão sair mais prejudicados. Portanto, o melhor é ficar pelas 10 actividade.