Após apreciação geral dos resultados da DesEco2011, não obstante as positivas apreciações que os estudantes manifestaram sobre a DesEco2011, no último dia de aulas, o balanço geral podia, ou devia, ser mais satisfatório. Com uma média no limiar do medíocre, poucos são os motivos para satisfação com os resultados. Vejamos alguns dados:
- 9,7 Valores é a média dos estudantes, totalizando 100 estudantes, diurnos e nocturnos, com uma importante diferença, entre as duas turmas;
- 10,5 Valores - média dos diurnos (76 estudantes);
- 7,8 Valores - média do pós-laboral (24 estudantes);
- 14 estudantes dispensaram, com notas entre 14 e 16 valores.
Os cinco estudantes, com nota acima de 14 valores, são os seguintes:
1º - Mohamed Ussene Chishte (16);
2º - Moisés Siúta(16);
3º - António Santos (16).
4ª - Noémia Arone (15)
5º - João Soto (15)
Parabéns a estes melhores, entre os 14 melhores estudantes, com nota igual ou superior a 14 valores. Parabéns por terem sabido e conseguido aproveitar as 10 actividades semestrais, para construirem uma nota de dispensa.
1. Exame, quem deve fazer exame?
Alguns estudantes, nomeadamente os têm 9 valores na Frequência, começaram a pedir para ser-lhes dada a oportunidade de fazer o exame condicionalmente, na esperança que consigam obter uma média final de 10 valores. Ora, se abrimos excepção para quem tem 9 valores, por que não abrir também para os que têm 8, ou 7 e por aí abaixo? Ou seja, se abrimos excepção para uns, ocorrecto e justo é abrir para todos. E isto é possível fazer, na perspectiva de que a DesEco2011 existe para que os estudantes aprendam e aproveitem a conjugar DESEMPENHO, ESFORÇO e RESULTADOS.
Assim, quem pode fazer o exame? Todos os estudantes que não conseguiram nota de dispensa (14 valores), independentemente de terem nota acima ou abaixo dos 10 valores. Significa, então, que a entrega das notas ao Registo Académico, prevista para hoje, fica adiada e pendente do resultado do exame.
A regra da Faculdade é que um estudante aprova na disciplina, se tiver 10 valores ou mais na média da Frequência e do Exame. Assim, os únicos estudantes que ficam excluídos, pela positiva, do exame são os que dispensam. Ao longo do semestre, estes dedicaram à disciplina muito mais de 64 horas. Por isso, é justo que agora sejam compensados, ficando relaxadamente a assistir ao exame, de longe. Os outros, nuns casos também dedicaram à disciplina bem mais de 64 horas. Só que não revelaram eficiência suficiente para dispensarem; outros ainda, passearam “sua classe”, ao longo do semestre, mais ou menos despreocupados e convencidos que existe “almoço grátis no universo”. Também, neste caso, é justo que revejam a matéria e mostrem que até são capazes de mostrar um outro tipo de classe e desempenho, do que revelaram ao longo do semestre.
Obviamente, quem vai a exame com 13 ou 12 e 11 valores precisará de apenas 10 valores para passar. Quem for com menos de 10 valores, vai ter que fazer um esforço e apresentar um resultado que, no final, resulte numa média de 10 valores. E acreditem! O Moodle não erra nas contas.
Portanto, ainda há boas chances para um número significativo de estudantes fazer a disciplina. Vão aproveitar? Veremos!
2. Quando e onde será o Exame?
O exame realiza-se no dia 30 de Novembro, numa sessão de três horas, cujo período, precisamos fixar, de modo a que tanto os diurnos como nocturnos participem ao mesmo tempo. Solicitamos, por isso, que os dois CHEFES DE TURMA (diurna e nocturna) entrem em contacto e negoceiem uma hora de compromisso, para ambas turmas, dedicarem entre uma a três horas ao exame. Pode ser assim? Depois comunicam-nos o resultado da negociação.
Um exame envolve uma certa formalidade e normalidade. Para que evitemos a total dispersão e, sobretudo, que surjam depois aqueles com 1001 imprevistos, de última hora, pedindo mais uma extensão, porque faltou energia, internet, etc., etc., vamos fazer o exame em condições mais ou menos similares para todos.
Ocuparemos duas salas - sala de aulas nº 201 e sala de computadores.
Quem tiver computador individual poderá ficar na sala 201, os outros deverão usar a sala de máquinas.
3. Como será o Exame?
Muito simples. Como a disciplina contou com uma carga de 64 horas, é justo que os assuntos tratados ao longo deste tempo estejam representados no exame. Assim, o exame compreenderá 64 questões. Na verdade, 64 questõeszinha, cada uma representando uma hora da carga horária.
Ainda se lembram do que foi tratado?
Se não lembram, podem recorrer ao sumário do livro de ponto; melhor ainda, à sala virtual, no Moodle, onde estão sumários, comentários e os materiais usados e partilhados nas 32 aulas leccionadas.
O exame poderá ser concluído, na maior traquilidade na sala de aulas, respondendo ao Quiz do Moodle, com as 64 questõeszinhas.Os estudantes mais expedidos poderão acabar em uma hora, ou menos. Basta que respondam a uma questão por minuto. Os outros, mais lentos ou mais preocupados em falhar o menos possível, poderão estender-se até três horas.
Vamos esperar que a Internet colobore, comportando-se bem, como uma boa e eficiente profissional. Se não comportar bem, na altura devida, encontraremos alternativas; mas seja qual for a alternativa, pelo menos que permita a todos beneficiar dela.
Ficamos, então, à espera da proposta da hora do Exame - princípio e fim, num período de compromisso entre a turma diurna e a turma nocturna. Pelo menos nessa altura poderão partilhar, por algum tempo, a presença comum.
O Regente
AF