Para além das observações já referidas no post anterior, relativas à abordagem, metodologia e organização da avaliação na disciplina, na 1ª Aula introduziu-se o 1º tópico. Introduziu-se apenas, sem o desenvolver. O desenvolvimento será feito nas próximas aulas, enquanto decorre o Trabalho Prático (TP1) individual.
As questões principais em debate no 1º Tópico são:
- Como definir crescimento económico, crescimento demográfico e desenvolvimento económico?
- O que distingue os conceitos anteriores?
- Qual a importância dos processos de crescimento e de desenvolvimento económico?
Ficou evidente na primeira aula que a generalidade da turma não tem nenhuma noção empírica da dimensão da riqueza, quer em países individuais quer no mundo em geral. Dos cerca de 25 estudantes presentes, nenhum conseguiu responder às seguintes perguntas:
- Qual é o tamanho (aproximado) do PIB de Moçambique? E de África?E do Mundo?
- Sabem que a Espanha (um dos países europeus actualmente em risco de falência), tem um PIB praticamente igual ao do Continente Africano?
A estãos e várias outras questões nenhum estudante respondeu de forma minimamente razoável. Apenas um estudante tentou uma aproximação metafórica: "Ouvi dizer que o PIB de Moçambique é cerca de oito vezes menor do que a riqueza de Bill Gates".Sim, é uma tentativa de se aproximar à resposta. Mas, tomando essa lógica, qual é então a a riqueza (ou o PIB, se quiser) de Bill Gates? Não tinha ideia.
Este desconhecimento generalizado, sobre conceitos básicos de crescimento e desenvolvimento económico, tem que ser resolvido nas primeiras semanas.E não existe forma melhor de o fazer, a não ser relacionando o conceito com valores e números concretos. Um estudante do 2º Ano de Economia não pode sentir-se bem consigo próprio, se não superar este tipo de ignorância elementar. De nada lhe vale papaguear as teorias económicas deste ou daquele economista famoso; ou saber desenhar a curva da oferta e procura; ou dizer que já fez a cadeira de Macroeconomia, mas depois não consegue distinguir o conceito de crescimento económico do crescimento demográfico e do desesnvolvimento.
Os docentes irão orientar o estudantes no estudo do tópico, mas simultaneamente, cada estudante deve aplicar empiricamente os conceitos abordados aos países atribuídos individualmente. Só assim irão começar a fazer sentido destes conceitos e indicadores económicos básicos. Até ao fim do TP1 os estudantes deverão formular uma ideia mais informada do que representa, em termos quantitativos, a riqueza mundial e dos países. Mesmo que exista uma grande e justificada crítica à representatividade do PIB, como medida da riqueza realmente produzida, se não existe melhor indicador de medida, pelo este deve ser conhecido pelos estudantes do 2º Ano do Curso de Economia.